Esta pergunta um tanto simples, nos traz uma reflexão sobre o contato entre pais e filhos. Em um dia a dia atarefado com trabalho e obrigações, muitos pais acabam se esquecendo ou não tendo sequer a oportunidade de praticar este gesto tão simples que ajuda a fortalecer os laços de amizade e confiança.

hug son

Psicólogos defendem que esta prática auxilia não só o ambiente dentro de casa, mas também no âmbito escolar, já que o fortalecimento de confiança com os filhos abre espaço para o diálogo. Esta aproximação é fundamental para que os alunos comecem a se sentir confortáveis para conversar com seus pais sobre o que ocorre no meio escolar.

 

Muitos pais cobram seus filhos sobre tarefas e notas, seguindo o pensamento “a escola está paga, agora quero resultados”, porém se esquecem que apenas cobrar afasta os próprios filhos a procurarem um diálogo, pois ter recebido uma nota baixa será um motivo de bronca e punição. Invés desta abordagem o recomendado é procurar ajudar o estudante e acompanhar seu andamento, como ver o trabalho de casa que está sendo feito, perguntar o que ele fez “hoje” na escola e saber quando estão marcadas as provas ou seminários.

 

O “abraço” mencionado não é somente físico, mas sim estabelecer um contato de amizade com seu filho, havendo este tipo de contato no dia a dia significa saber das dificuldades escolares no início do ano letivo e não no final quando se está próximo a uma reprovação.

 

Já abraçou seu filho hoje ?