Quando um bebê nasce, seu primeiro aconchego é o colo da mãe, é nele que a criança se sente segura e seu desenvolvimento em relação ao meio é muito maior do que o de uma criança sem estímulo algum, por exemplo, um bebê que começa a dar seus primeiros passos e sua mãe está o esperando de braços abertos, essa atitude transmite para o bebê a intensão de acolhe-­lo, essa atitude é um estímulo afetivo que amplia seu conhecimento e estimula o bebê a querer a andar.

Toda pessoa é afetada por elementos externos ­o olhar do outro, um objeto, uma informação que recebe do meio, quanto por sensações internas, medo, alegria, fome, e responde a eles. Essa condição humana recebe o nome de afetividade e é crucial para o desenvolvimento.

Afetividade
Afetividade

Esse ciclo afetivo para uma criança maior  estimula e ensina, supondo que uma criança esteja correndo e um adulto mande ela parar de correr sem nenhuma explicação, uma oportunidade para aprender foi perdida. A criança pode não se dar ao trabalho de inferir o raciocínio subjacente ao pedido. Entretanto, suponhamos, em vez disso, que a o adulto em questão diga: “pare de correr, porque você pode se machucar”. A criança agora tem uma oportunidade não só para modificar seu comportamento, mas também para aprender como usar essa modificação em outras circunstâncias apropriadas. Assim, o genitor e outras pessoas no ambiente da criança podem ampliar o conhecimento desta última e facilitar sua aprendizagem por meio de suas interações com a mesma.

O psicólogo francês Henri Wallon (1879­-1962) defende que o processo de evolução, depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente que o afeta de alguma forma. A criança nasce com um equipamento orgânico que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.

Ao observar as reações emotivas, Wallon encontra indicadores para analisar as estratégias usadas em sala de aula. “Se o professor consegue entender o que ocorre quando o aluno está cansado ou desmotivado, por exemplo, é capaz de usar a informação a favor do conhecimento, controlando a situação”. A capacidade do ser humano pode ser afetada positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa,  é  por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades, e em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino .

A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.

A afetividade e a aprendizagem