Você conhece as diferenças entre um Software Desktop ou “Software Instalado” e um Software  Cloud ? Veja abaixo suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.

 

Software Desktop, o que é ?

Software Desktop é uma aplicação instalada em um computador ou servidor local, precisa necessariamente passar por um processo de instalação ou cópia de arquivos para que possa funcionar e se comunicar corretamente com o sistema operacional usado em seu computador.

 

Cloud, o que é ?

É uma aplicação que não necessita de instalação, bastando acessar apenas um endereço de internet ou aplicativos para acessá-lo. Um software cloud mantém as informações em nuvem, ou seja, online, desta forma é possível acessar de qualquer lugar.

É importante citar também que um software cloud também pode conter como parte de seus serviços um software desktop, no qual há uma instalação em um computador, mas este se sincroniza com uma interface web.

 

Armazenamento de informações

Em uma aplicação desktop as informações ficam armazenadas exclusivamente em um computador ou servidor local, apesar de termos a impressão da informação estar mais próxima, na maioria dos casos não há uma interface simplificada de acesso, necessitando ter certo conhecimento técnico como por exemplo SQL para acesso ao banco de dados.

Já uma aplicação cloud armazena suas informações em um servidor de internet, ou em aplicações mais modernas distribui entre diversos servidores, tornando assim o armazenamento escalável de forma automatizada. Como aplicações cloud são pensadas para pessoas leigas em informática, estas aplicações normalmente disponibilizam interfaces simplificadas para importação e/ou exportação de informações, facilitando assim o acesso por qualquer pessoa que tenha permissão.  Isso é mais raro em aplicações desktop, pois como obrigatoriamente precisa-se de conhecimento técnico para instalar no computador, então presume-se que a mesma pessoa que instalou saiba como acessar as informações.

 

Segurança de Informações

Em um software desktop as informações estão sendo armazenadas no computador que foi instalado, neste caso o maior nível de segurança geralmente é físico, pois este computador geralmente tem acesso por poucas pessoas ou até mesmo fica trancado em uma sala, assim desenvolvedores podem se dar ao luxo de não adicionar camadas extras de segurança como firewall, chaves de acesso altamente longas ou encriptação de informações.

Em uma aplicação cloud o acesso físico não pode ser levado em consideração, já que mesmo estando fisicamente em um local o acesso ao computador está aberto ao mundo todo, por isso é obrigatório que os desenvolvedores coloquem deem um foco especial a camadas de segurança citadas anteriormente, assim o que era extra anteriormente passa a ser o padrão básico.

 

Backup de informações

Um backup é uma cópia de informações para que seja usado em casos críticos como falha de software, quebra de equipamento, ou até mesmo em acidentes como incêndio ou inundação. Nestes momentos críticos que se usa o backup para restaurar as informações em um outro computador ou mesmo outro prédio.

Em um software desktop é necessário ter uma pessoa responsável no qual diariamente realize esta rotina de backup, essa pessoa precisa estar ciente de sua responsabilidade, pois se em um momento de crise ela não tiver feito seu trabalho, setores ou mesmo a empresa inteira perderá suas informações. Um erro muito comum é salvar o backup no mesmo computador ou prédio que está a fonte original das informações e quando ocorre a queima de equipamento o backup também se perde.

Por outro lado uma aplicação cloud possui suas rotinas de backups automatizada, os desenvolvedores que estabelecem isso e normalmente criam códigos para realizar o backup, sendo realizado todos os dias ou mesmo em diversos intervalos durante o dia, e ainda é possível que se automatize a distribuição deste backup por diversos locais, guardando as informações em data centers espalhados pelo mundo.

Em um momento de crise os sistemas usados pela aplicação aplicação cloud são programados para se restaurarem sozinhos, assim nós usuários finais que estamos acessando não percebem que ocorreu algum problema, pois todo o tráfego foi redirecionado para outros servidores novos, nem mesmo os próprios desenvolvedores precisam saber que ocorreu um problema, o próprio sistema possui autonomia para se restaurar, estes só recebem um email contendo algo parecido com “ocorreu um problema às 12:00 horas e os acessos aos servidores de São Paulo foram realocados para os servidores de Nova York”.

 

Custos

Softwares que se usam de instalação, normalmente trabalham com o formato de venda, assim compra-se uma licença para que seja instala em um determinado número de computadores, como a venda é feita apenas uma vez, o valor deve incluir os custos de desenvolvimento de meses ou anos de trabalho da equipe envolvida. Também é necessário a compra de equipamento como servidor local, de forma que possa centralizar cadastros dentro da empresa, estes servidores são como computadores comuns, porém com peças mais robustas, assim também encarecem seu custo de aquisição.

Como a venda é feita apenas uma vez, normalmente de tempos em tempos são disponibilizadas atualizações para que sejam compradas por mais algum valor, assim tendo acesso a correções e algumas funcionalidades novas. Ainda pode-se incluir uma mensalidade para ter acesso a equipe de suporte especializado que orientará nas dúvidas de instalação e uso do software.

Em uma aplicação cloud o modelo muda, normalmente está mais atrelado ao armazenamento das informações em servidores cloud, e como essas informações precisam ser mantidas continuamente, normalmente é cobrado um valor por um determinado período de tempo como mensal ou anual e também neste valor pode estar incluso o suporte especializado do serviço. Em alguns casos também pode ser cobrado uma taxa inicial para licenciamento, mas este tipo de cobrança tem caído em desuso e tornado cada vez mais raro, por ser literalmente dispensável, tendo-se em vista que não há uma venda de software para que haja uma cobrança inicial.

Na aplicação cloud não há necessidade da compra de equipamentos específicos, os equipamentos existentes do cliente como computadores, notebooks, tablets ou smartphones que serão usados, também torna-se desnecessário cobranças extras por atualizações, pois este custo também foi envolvido na mensalidade.

Então o custo é igual ?

Sim e não, o custo para desenvolver e atualizar código é semelhante, porém como uma aplicação cloud visa o uso por centenas de milhares de usuários, assim dilui seu custo entre todos, tornando seu preço final unitário mais acessível. Pelo mesmo motivo de muitos usuários acessando, também precisa automatizar rotinas como o citado backup, assim economiza-se custos com pessoas envolvidas o que também diminui o preço final.

 

A tecnologia cloud veio para ficar, democratizou o custo de softwares que antes eram absurdamente caros para valores acessíveis e a ainda possibilita uma maior eficiência em toda a escala de funcionamento, nesta tendência o futuro de software desktop serão apenas terminais para plataformas cloud, prova desta tendência são os aplicativos de smartphones que temos.

 

 

 

 

 

 

Software Instalado ou Cloud ?