O que é memória?

A memoria é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, seja internamente através do cérebro, seja externamente através de dispositivos artificiais.

Memoria longo prazo: A memoria de longo prazo é a capacidade de manter uma informação registrada por muitos dias, meses ou até mesmo décadas, a memória de longo prazo é localizada no hipocampo, uma área mais profunda do cérebro localizada nos lobos temporais do cérebro humano.

 

Memoria curto prazo: A memória de curto prazo é a capacidade do cérebro reter uma certa quantidade de informações na mente e deixar em um estado ativo e disponível para uso por um curto período com a duração apenas de alguns segundos. A memória d curto prazo é localizada na parte frontal do cérebro chamada de Lóbulo pré – frontal.

Imagem relacionada

Tipos de memórias: Pode parecer brincadeira, mas nossos 5 cinco sentidos habilitam memórias, memória olfativa, memória auditiva, memória visual, memória gustativa, memória tátil, abaixo vamos explicar cada uma delas, veja:

Memória Olfativa: O cérebro armazena muitas lembranças, entre ela o cheiro, quando estimulamos através de um aroma o cérebro desencadeia uma reação neurológica na memória, associando o cheiro a memória, ou seja, basta sentir um cheiro familiar para nossa memória nos levar de volta ao passado para o exato momento recriando toda a cena com uma imensa riqueza de detalhes.

Memória Auditiva: A memória auditiva vem de escutar som, palavras, timbres das vozes, músicas, sons da natureza…. É muito comum escutarmos uma música e lembrarmos do momento qual associamos a mesma, já para os estudantes a memória auditiva funciona melhor escutando a explicação da  matéria a ser estuda do que lendo, alguns memorizam melhor escutando e interpretando o que precisa aprender, ou, memorizar para uma prova, ou até mesmo em um diagrama, você consegue compreender melhor o que está sendo explicado

Memória Visual: A memória visual  é a habilidade para reter uma informação visual. Essa memória também é muito útil para memorização e estudo, tem pessoas que prendem melhor vendo como funciona, como através de uma tabela por um vídeo, é muito mais fácil entender o funiconamento de tal coisa.

Memória Gustativa: A memória gustativa parece ser uma das mais gostosas, a memória gustativa nos remete ao passado de uma forma saborosa, ao comer uma comida e lembrar de um lugar, de um momento ou até mesmo do sabor da comida da vovó?

Memória Tátil: A memória tátil  refere-se a sentir diferentes tipos de texturas, quem é que nuca comparou a areia da praia, o tecido de uma roupa, ou se cobriu com um cobertor felpudo e lembrou do cobertor que usava quando criança? A memória tátil vai trazer para nós o prazer de lembrar o que sentimos.

 

 5 dicas para memorizar qualquer coisa!

Apresente seu estudo: Explique para outra pessoa, pode ser um amigo, alguém com que se sinta confortável o que você entendeu do que está estudando, essa pessoa lhe fará perguntas e você terá que tentar responder, dessa forma estimulando seu cérebro a buscar informações vistas anteriormente.

Cria uma música: Caso precise memorizar algo grande transforme isso em uma música, pode ser um rap já que fica mais legal para fazer rima e ajuda a memorizar.

Converse com o espelho: Explique para si mesmo tudo que está estudando, como se fosse uma apresentação, dessa forma estará refletindo sobre o que está estudando e encontrará pontos dos quais não lembra para revisar.

Palavra objeto: algo legal é  você fazer uma indicação de palavra com um objeto, caso dentro do seu estudo venha uma palavra nova ou uma frase muito significativa da qual não está conseguindo gravar, tente fazer uma ligação da palavra ou da frase ou significado para com um objeto, isso ajudará a lembrar no momento da prova.

Escreva com lápis e papel: Sim , essa “antiga” forma de escrita ajuda muito na memorização, faça resumos de tudo que entendeu sobre o que estudou e escreva, o ato de escrever te faz  refletir sobre o assunto e pensar  mais sobre o mesmo levando a uma melhor compreensão.

 

 

 

 

Dicas para memorização
Classificado como: