Todo dia 28/04 é comemorado o Dia Internacional da Educação, sei que estamos um (01) dia atrasados, mas mesmo assim eu não poderia deixar de falar sobre essa data.

Como surgiu o dia da educação?

O dia 28 de abril foi escolhido como o dia internacional da educação no Fórum Mundial de educação realizado na data em questão em Dakar, Sonegal, no ano de 2000.

Esse evento se coligou a uma data comemorativa, porém para a ONU – Organização das Nações Unidas, essa não é uma data comemorativa e por isso não a encontramos no calendário, para a ONU é apenas a data que têm como marco o evento em Dakar.

Porque houve esse Fórum Mundial de Educação?

A finalidade do encontro educacional que marcou esta data em 2000 era estabelecer um compromisso mundial pela educação básica, pois na época, o número de analfabetos adultos era de 880 milhões, cerca de 20% da população mundial e a quantidade de jovens não escolarizados era de 113 milhões — dos quais, 110 milhões viviam em países em desenvolvimento
Para isso, 164 nações assinaram um documento, conhecido como “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo compromissos naquele dia pactuados”.

O que se comemora nessa data?

No dia 28 de abril é comemorado o dia Internacional da Educação, principalmente por profissionais da área, referente a metas elaboradas para uma melhor educação para todos, servindo também para fazer a população refletir sobre a importância da educação.

Lembrando que a palavra “educação” traz sentidos variados para a vida, pois como bem sabemos a educação não se dá só pela escola, mas também pela família, pelo meio social, pela cultura…A família e a comunidade onde vive faz parte da base de formação educacional da pessoa em desenvolvimento, os pais ou responsáveis, a comunidade deve participar da formação integral do indivíduo.

Mas antes de encerrar, não poderia deixar de citar uma das frases de nosso querido Filósofo e Educador – Paulo Freire:

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.Paulo Freire “

Para poder formar esse texto, estudei sobre o assunto em dois sites que falam muito sobre a data e outras informações que ocorreram em Dakar, para saber mais acesse –>
https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-educacao/

https://escoladainteligencia.com.br/voce-conhece-o-dia-mundial-da-educacao-saiba-mais-sobre-a-datah

28 de abril Dia Internacional da educação!