O que é intercâmbio?

O intercâmbio é o estudo fora do país para fins educacionais, profissionais ou pessoais, é a troca mútua de informações como a linguagem, cultura e hábitos entre pessoas de países diferentes.

Como fazer intercâmbio?

Para fazer intercâmbio além de precisar ter uma quantia em dinheiro reservada para esse evento, você também vai precisar se inscrever em um programa de intercâmbio, esses programas de intercâmbio são oferecidos por instituições de ensino como em cursos de idiomas, algumas escolas privadas de rede básica de ensino e também por empresas privadas especializadas em intercâmbio, mas você também pode conseguir uma uma bolsa de estudos gratuita para fazer intercâmbio. Dependendo da bolsa, as vezes é oferecido os custos com alimentação e moradia e você só paga a viagem e gastos extras.

Quais os tipos de intercâmbio que existem?

-Cursos de idiomas: Para quem quer treinar melhor o idioma qual está estudando.
-High School: essa modalidade é para quem deseja fazer o ensino médio fora do país.
***Atenção: Não é aconselhável fazer todo ensino médio fora do seu país, pode acontecer do seu diploma não ser válido aqui, o aconselhável é fazer o último semestre ou o ano inteiro do 2º ano do ensino médio, para evitar algum problema com seu diploma.
-Graduação: para quem quer se graduar no exterior.
-Pós graduação e especialização: para quem já têm uma profissão, pode se especializar um pouco mais na sua área em um curso fora do país.
Mestrado: para quem quer fazer mestrado fora do país e ganhar novas experiências.
Doutorado: para quem quer se doutorar fora do país e ganhar novas experiências e oportunidades.
Estágio: Programa específico para aperfeiçoamento profissional específico para trabalhar no exterior por um tempo, dentro da sua área de estudo.
Pesquisa e trabalho voluntário: para quem desejar pesquisar ou ser voluntário na sua área de estudos para evolução aperfeiçoamento profissional.

O que eu preciso saber antes de decidir fazer intercâmbio?

Existem algumas variantes que você precisa decidir dentro do intercâmbio e pensar sobre como fazer, algumas das coisas a saber e decidir são:
Clima: você prefere clima frio? quente? tropical?
***Pra quem curte uma neve, o Canadá é um dos melhores lugares, além de ser bem conceituado e trazer um ambiente com neve e diversão, é um dos países mais em conta para fazer intercâmbio.
Destino: Após saber com que tipo de clima você quer estudar você pode definir em qual pais fará seu intercâmbio.
Qual tipo de curso quer fazer: Agora você pode pensar em qual tipo de intercâmbio quer fazer: cursos de idiomas, graduação, especialização, high school, estágio…entre outros citados acima.

Após decidir todas esses pontos, agora vamos para a parte mais burocrática, os documentos necessários para fazer o intercâmbio.

E último e mais importante o dinheiro, é muito importante ter o dinheiro necessário e não necessário para a viagem, além de levar uma boa quantia em dinheiro, também é aconselhável levar um cartão de crédito para caso houver alguma emergência.

Documentos necessários para fazer intercâmbio?

Normalmente os documentos básicos são:
-Passaporte;
-Carteira de trabalho;
-Comprovante de residência do país de origem;
-Carteira de vacinação;
– Outros documentos específicos exigidos pela agência de intercâmbio ou pelos consulados;

Tipos de moradia para intercambistas?

Os tipos de moradia vai depender de como você achar melhor e como está o seu financeiro, vou separa por preço os três tipos de moradias para escolher:
– Morar com outra família: melhor recurso, mais barato e ainda convive junto para aprender a cultura e costumes.
– Dividir um apartamento ou morar numa república: Sai um pouco mais caro que morar com uma família, mas a diferença não é tanta, acontece que você acaba tendo gastos extras em manter uma casa com outras pessoas.
-Alugar uma moradia: Essa opção acaba sendo a mais cara, pois além do aluguel haverá gastos extras como água, luz, aquecimento…

Intercâmbio com trabalho remunerado?

Uma das opções mais viáveis para quem não tem muito dinheiro e quer sempre ter um extra na viagem é o intercâmbio com trabalho remunerado, esse tipo de intercâmbio você trabalha no contra turno do horário do qual estuda.
Os países que mais recebem intercambistas e oferecem empregos são: África do Sul, Irlanda e Austrália.

Como conseguir uma bolsa para estudar fora?

Existem vários programas que oferecem bolsas de estudos no exterior, para achar é só procurar na internet que encontrará várias opções mas, não se engane, você primeiro passa por uma prova para saber se será selecionado para a bolsa e cada prova têm seu critério de seleção.

Programas de intercâmbio:

Para quem tiver uma dinheiro guardado para investir em estudar fora do país, não precisa ficar esperando a oportunidade de uma bolsa de estudos, existe várias empresas privadas que trabalham com intercâmbio e você pode fazer o seu com ajuda delas, abaixo deixarei algumas das empresas mais conhecidas:

https://www.ef.com.br

https://www.edukbrasil.com

https://www.stb.com.br/

Como conseguir bolsa para estudar fora?

Pesquisando o assunto encontrei um site chamado –> “partiu intercambio” nesse site você consegue selecionar o tipo de curso que quer fazer fora do país e em qual país quer estudar, ele te traz os editais para provas de bolsa que estão abertos para você se inscrever, e não para por aí, a jornalista Bruna Amaral que faz parte desse site incrível conta todas suas experiências com intercâmbio, como conseguiu bolsas de estudos, suas aventuras e dá várias dicas valiosas.



Espero ter ajudado! =)







Como fazer intercâmbio?
Classificado como: