O que pode ocasionar o mal comportamento dos alunos?

Vários fatores podem ocasionar o mal comportamento do aluno, problemas familiares, emocionais, econômicos, dificuldades de aprendizagem.
Então talvez você (leitor) se pergunte: mas, então ele não deveria se comportar para prestar atenção na aula e aprender?

Cada um tem seu jeito de aprender, nem sempre só prestando atenção se aprende, principalmente se você tiver alguma dificuldade de aprendizagem e continuar sem aprender, o aluno se sente frustrado e como não consegue fazer as atividades ele arranja o que fazer, o que acaba atrapalhando a aula, chamando a atenção e causando o famoso “mal comportamento”.

O mau comportamento pode ser uma forma do aluno expressar sua frustração em relação ao ensino-aprendizagem até mesmo ansiedade, ou seja, todo mal comportamento é uma “chamada de atenção” necessária, um pedido de ajuda expressado de uma forma não muito boa.

Imagem relacionada

Como lidar com o mal comportamento em sala de aula?

Primeiro passo sempre é saber conversar com o aluno, o professor deve ser o amigo dos seus alunos, (não os amiguinhos de bagunça), estou falando no sentido de ser um adulto em que a criança confie para conversar e pedir ajuda. Se a relação aluno professor é boa e construída de forma construtiva, muito dificilmente você terá um grande problema por mal comportamento em sala de aula.

Segundo passo é saber escutar os alunos ou a criança que esteja passando por alguma dificuldade, seja familiar, emocional, financeira, de aprendizagem entre outras…

Terceiro passo é junto com a crianças criar metodologias que ajude na dificuldade de aprendizagem que esteja passando, conversar sobre como ela se sente e sempre incentivar cada evolução, mesmo que pequena.

Quarto passo é se possível trazer a família para perto, para participar das atividades na escola, fora da escola com lições de casa, trabalhos e para que fique ciente do que está acontecendo.

Quinto e último passo escola e família se unir, trabalhar juntos para que a causa do mal comportamento seja solucionada da melhor maneira possível sempre promovendo o crescimento do aluno.

Como a escola e os professores devem agir ?

Conversando, escutando os alunos, sempre que possível trazendo os pais para dentro da escola para juntos encontrarem a melhor solução para a dificuldade enfrentada e sempre procurando alternativas no ensino aprendizagem para que o educando se desenvolva em sua totalidade.

Dicas para melhorar o comportamento em sala de aula:

-Organize os horários de tarefas e brincadeiras com os alunos, dessa forma eles saberão tudo que farão durante o dia na escola;

-Escute o que eles têm a dizer, as crianças gostam de conversar com seus professores e isso melhorará muito a relação aluno-professor;

-Evite gritar, a criança quer aparecer e com certeza isso vai ajudar e ela vai continuar aprontando afinal, ela não quer ficar por baixo da situação;

-Converse com as crianças, professor que conversa faz o aluno se sentir importante, não é igual normalmente se vê, o professor gritando com os alunos para eles obedeceram;

-Elogie suas boas atitudes e bons comportamentos, não tem isso de não fazer mais que a obrigação, saber que o que está fazendo é certo ajuda na construção da autonomia e caráter do educando.

-Incentive cada pequena boa ação que fizer, incentive a conseguir ser e fazer o seu melhor, como pessoa, como aluno;

-Crie regras em conjunto, eles vão gostar de participar e também vão reconhecendo o que pode e o que não pode, isso ajuda na autonomia e crescimento pessoal;

Bom, espero que o texto e as pequenas dicas os ajudem a lidar com o mal comportamento em sala de aula. =)

Como lidar com o mal comportamento em sala de aula?