Você sabia que a cor do ambiente influencia no ensino-aprendizagem?

Isso, mesmo! As cores geram sensações diferentes para as pessoas, cores que nos deixam mais agitados ou mais calmos.
Usando as cores erradas no ambiente de estudo pode trazer desconcentração, o aluno fica muito agitado não consegue se concentrar na aula ou na tarefa que está executando.

Assim como na arte as cores são influenciadoras, em um ambiente comum do dia a dia as cores continuam atuando sobre nós, e com estudos dentro desse meio é que surgiu a Cromoterapia.

A cromoterapia é uma técnica que através das cores cria o equilíbrio e a harmonia entre o corpo, mente, alma e a energia envolvida em nós. Cada cor tem sua função terapêutica e atua especificamente em uma função corporal por intermédio dos órgãos ou por um canal que ligue o Chakra buscando equilíbrio.

Cores quentes e frias e como funcionam?

Sabendo que cada cor tem sua função, elas foram separadas em tonalidades quentes e frias, cada cor vai atuar de forma diferente com o que ela é capaz de influenciar por meio das conexões cerebrais, sua tonalidade mais quente ou mais fria indica uma divisão entre a tranquilidade e a agitação.

Como assim?
A cor estimula nosso cérebro de maneiras diferentes, criando um impacto no modo como agimos, por muito tempo essa informação foi usada pelo campo do Neuromarketing para impulsionar e incentivar na compra dos produtos, porém isso vem sendo estudado como uma ferramente para ajudar na cura de problemas emocionais e também na aprendizagem.

Em síntese, as cores quentes como exemplo: o vermelho, laranja, amarelo, cores que remetem calor são usadas como estimulantes, deixam as pessoas mais agitadas.
Já as cores frias como exemplo: roxo, azul e verde são cores que remetem a natureza, o céu e o mar e são associadas a trazer um efeito mais calmante e de concentração.

Quais cores são mais indicadas para o ambiente escolar?

Sabendo como as cores quentes e frias atuam em nossas ondas cerebrais, para sala de aula e biblioteca cores frias são as melhores opções para trazer concentração e calmaria.
Já para os ambientes de esporte e brincadeira as cores quentes estimulam a agitação e energia.

Tabela com as cores frias e cores quentes:

Espero que tenham gostado e que ajude a rever como está seu ambiente de aprendizagem! =)


Psicologia das cores no ambiente de aprendizagem.